terça-feira, 20 de maio de 2008

a primeira vez a gente nunca esquece...

poisé, sexta passada, dia 16 de maio de 2008, eu participei da minha primeira greve. uma beleza!!

primeira greve do lado da peãozada... já havia enfretado a fúria do trabalhador braçal do outro lado. isso aconteceu em 7 de setembro de 2001, no canteiro de água branca, munícipio de tomé-açú, interior do pará, aonde a peãozada resolveu que "queria seus direito" num belo feriado, aonde apenas eu e eles trabalhavam, e a turma da direção da obra se encontrava de folga e incomunicável. contornei a situação com muito papo furado, e boa... mas bora voltar a minha nova experiência.

o negócio foi fantástico! enquanto tomava meu café numa padoca perto da casa do gerardito, recebi um telefonema me alertando sobre o movimento grevista bloqueando a entrada. permanecemos (eu, gerardito e camillo) na padoca por um bom tempo, passamos no hospital que tratou a eleonor e tomamos um café com o proprietário, e, sem muito mais o que fazer, seguimos para a obra, aonde nos deparamos com tão fantástico movimento popular.


eram milhares! todos juntos mais que desorganizadamente, vibrando com o bradar dos locutores do carro de som!!! e nem te conto sobre todo aquele português bem falado se espalhando pelas ondas sonoras!!!! fantástico!!!! queria eu poder subir lá e discursar aos meus pares com todo a eloquência e furia que me são peculiares!!!!


o negócio tava tão divertido, que compramos salgadinhos e refris para curtimos aqueles momentos tão peculiares.




bem, hoje já foi bem diferente... toda aquela onda de "treco novo" havia passado, e sobrado apenas aquele sentimento direitista velho de guerra! enfrentei a multidão com a eleonor ao som de "bring your daughter to the slaughter", fazendo cara de mal, e doooooooooido pra alguém vir pra cima.

com isso se foi a alegria de ser um grevista, mas me trouxe a tranquilidade de saber que serei sempre aquele mesmo garoto que discutia política com o professor de história na sexta série, defendo bravamente os interesses corporativistas!!! hahahahahahahahaha!!!! vida longa ao capitalismo!!!

ps.: na realidade, ando meio que anarco-capitalista... mas isso fica pra depois.