quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

rodapé

recebi uma mensagem eletrônica de uma moça da sede da empresa. o conteúdo da mensagem não vem exatamente ao caso, apenas o rodapé da assinatura da moçoila:

"Feliz a nação cujo Deus é o Senhor" (Salmos 33:12)

poisé... tô pensando em colocar uma passagem bíblica no meu tumém, e responder o emaiu com isso no rodapé:

"E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." (Apocalipse 6:8)

será?

melhor não... acho que qualquer mensagem profissional não deve carregar quaisquer tipo de conotação religiosa.

já o particular, aí é oooutra história. o meu sempre carrega algo da minha religião. o atual foi retirado do testamento dos ramones que segue abaixo:

how do you move in a world of fog that's always changing things? makes wish that i could be a dog. when i see the price that you pay, i don't wanna grow up! i don't ever want to be that way, i don't wanna grow up! (¡ádios amigos! 1:3)

bem melhor, não?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

isso foi pensado num buteco

segurar mijo é igual lutar com sono, inevitavelmente, uma hora eles te vencem... mas dormir na mesa e se mijar sentado num buteco são diferentes pacas!

ps.: mesa de buteco é o lugar ideal para se filosofar... e viva a boemia!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

seu kelvin

no primeiro semestre de 1997, eu comecei a cursar "materiais de construção A", dando início ao meu 5° período letivo na escola de engenharia.

essa matéria tratava única e exclusivamente de concreto, sob o comando do renomado professor tarik shamon simão.

por ser uma pessoa deveras peculiar, com certeza renderia (ou renderá) muitos posts.

como sempre, você deve estar se perguntando algo tipo "e o quico?". bem, outro dia me deparei com uma mensagem dum amigão meu, o cascudo, que me fez lembrar da primeira aula de "materiais a".

na primeira aula, o cara não falou nada de concreto. nada de nada. o cara explicou que, ao contrário de qualquer outra matéria da escola de engenharia, ele dava ponto de participação, dava nota pra caderno bem feito, e que levava a risca o s.i. (sistema internacional de pesos e medidas).

para que ninguém pudesse dizer que "não sabia", ele passou o resto da aula explicando o s.i. para a turma, como funcionava, premissas básicas, exemplos, etc, etc, etc, concluindo com:

- e olha, hein, quem escrever resultado em prova com a unidade de medida errada, eu corto a questão!

desde então, virei um chato (o que não é difícil) sobre o assunto. me atento para isso constantemente, e posso dizer que o erro mais comum de todos envolve o seu kelvin (cara da foto aí encima, que por um acaso se parece deeeeeeemais com o prof. tarik): escrever quilometro abreveando com "k" maiúsculo, ou seja Km.

uma breve explanação:

letras maiúsculas no sistema internacional de medidas, são usadas quando fazem referência a algum nome próprio, homenageando alguma personalidade, tais como Volt, Watt, e Celsius.

no caso específico, K, que significa Kelvin, é uma homenagem ao físico que determinou o zero absoluto (0 K = -273,15 °C, temperatura aonde movimentação de elétrons e afins nas moléculas seria nula).

é claro que como toda regra tem uma exceção, essa não seria diferente: para Mega (106), Giga (109), Tera (1012), Peta (1015), Exa (1018), Zetta (1021) e Yotta (1024), a simbologia usada é maiúscula.


bem, é claro que o cascudo escreveu "Km", e eu fazendo uso do ócio, me dispuz não só a corrigi-lo como a postar aqui sobre o assunto. resumindo, quando se trata do prefixo "quilo" (103) para quaisquer pesos e medidas, deve-se abreviar usando o "k" minúsculo.

lenga-lenga da porra, né? mas cês precisavam ver a cara dum colega meu discutindo com o tarik:

- mas professor, eu calculei certinho! o valor da massa de cimento a ser utilizada tá correto!

- correto como rapaz? aonde já se viu massa de cimento em Kelvin-grama?


poisé, o "K" lhe custou uma prova, o que lhe jogou no exame especial... com certeza, correr o risco de passar mais 6 meses com o tarik por uma bobagem dessas, é o suficiente para gravar na memória... PRA SEMPRE!!!

reino dos ignorantes

ontem, fui a telha norte comprar uns bagulhinhos pra ajeitar o apê. a telha norte, pra quem não sabe, é uma loja de materiais de construção com jeitão de shopping.

não pude deixar de notar o local infestado de ignorantes. muita calma nessa hora, estou falando de ignorante no sentido literal da palavra, ou seja "aqueles que ignoram e/ou desconhecem", e não no sentido "bando de idiota".

é de passar mal de rir a cara de todos olhando pra ferramentas, cabos, conexões, tubos, interruptores, com aquele olhar de desconhecimento estampado na face. aquele olhar típico de criança quando vê uma galinha viva pela primeira vez, descobrindo que não nascem do freezer lá no carrefour.

bem, na busca de alguém que pudesse me indicar aonde eu encontraria presilhas de condução para cabo coaxial, deixei-me escutar as perguntas dos visitantes/compradores aos atendentes, que trajavam coletes com vistoso letreiro "posso ajudar?".

um breve diálogo:

- tenho um chuveiro de 1", mas a tubulação do banheiro é de 3/4"... como é que eu faço? - questionou o visitante/comprador

- é simples. basta usar uma redução de 1" para 3/4"... como essa aqui. - o atendente concluiu a resposta apresentando a conexão a ser usada

- aahhh... mas eu não quero reduzir de 1" pra 3/4", eu quero é aumentar de 3/4" para 1"...

- bem... é só virar então...

- isso! aí funciona!


é, acho que vou começar a frequentar a telha norte com maior frequência... lugarzinho divertido... talvez até mesmo consiga uma boca por lá... aí ia ser os tricho!