terça-feira, 7 de julho de 2009

o tempo é uma merda!

poisé, pode parecer filosofia barata, mas o tempo é uma merda, é só ele passar que:

o café esfria, a cerveja esquenta, a coca perde o gás, o torresmo amolece, o sorvete derrete, a pimenta enfraquece, a geladeira esvazia, o pão endurece, e por aí vai!

bora parar no tempo? eu animo!

se bem que não, afinal de contar, dia 4 de setembro vem aí!!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

nostalgia

poisé, uma coisa boa da investida a sessão de ensino descrita aí embaixo, foi visitar o campus da universidade.

nostalgia na cabeça!

muito bom ver tudo aquilo lá, o velho prédio do instituto, o novo prédio da escola, isso incluindo uma moçada espalhada por todo lado, inclusive com teodolitos fechando poligonais campus a fora! hehehehehehe!

me fez lembrar de uma fatídica quarta-feira, véspera de quinta-feira santa, que o professor de topografia, o grande alvi-negro eduardo henrique, nos passou a atividade:

- bem, então já que determinamos os prédios de cada grupo, vocês devem fazer o levantamento planialtimétrico do mesmo, fechando a poligonal com uma precisão mínima de 30". quando concluirem o trabalho, entreguem-no junto com o teodolito, que eu tenho que me sair mais cedo.

quartinha, véspera de feriado, o cara picando a mula mais cedo, puta sacanagem com a gente, deixados até então num trabalho de campo debaixo de um sol de rachar.

meu grupo, indignado, parou o professor, e questionamos sobre aquela absurda situação, e recebemos a resposta:

- uai, hoje tem jogo do galo no indepência. tô indo pra encontrar com uns amigos e ir mais cedo pro estádio, tomar uma cerveja.

- pô, professor, nós também!
- era sério, estávamos de ingresso comprado pro galo x palmeiras pela copa do brasil -libera a gente também, numa boa! por favor!

- bem... huumm...
- parou, hesitou, pensou - turma! turma! juntem todo mundo! todo mundo aqui!

e a turma se reuniu novamente. foi quando ele disse:

- quem, aqui na turma, é atleticano levante a mão, por favor!

algo próximo de 75% dos alunos levantaram a mão, incluindo é claro, eu, dwarf e cris pato. e o sábio professor continuou:

- bem, mantenham a mão levantada os alunos que vão ao jogo hoje a noite no indepência!

sobrou uns 45% da turma com a mão ao ar. e o detentor de tamanha sapiência prosseguiu:

- vocês, atleticanos de valor, estão dispensados do trabalho, vejo vocês no campo. os demais prossigam com o trabalho como planejado - o burburinho de indignação terminou como começou - não adianta reclamar, como já disse antes, isso aqui não é uma democracia! saudações alvi-negras a todos!

e assim foi, picamos a mula, e fomos nós mais cedo pro indepência puxar umas ampolitas geladas.

por sorte do destino, continuo me encontro de tempos em tempos com o professor supra-citado, e não me canso de lhe contar o caso acima, e agradecer por tão nobre ato.

eduardo henrique, muito obrigado mais uma vez!

saudações alvi-negras a todos!

p.s.: o dia foi 03/04/96, e o galo perdeu de 2 a 1 pro palmeiras naquela noite, com gol anulado e tudo mais. dias depois, levou uma lavada de 5 a 0 no parque antártica... depois disso tudo, ainda me perdem do cruzeiro na final! merda! foi a era parmalat... poisé, desde então, eu não consumo nada parmalat. nadica de nada mesmo! e parece que acabou dando certo. não é que eles quebraram? a ambev e a diageo continuam aí, firmes e fortes!!! pois então, não mexam comigo!

funcionarismo púbico

não, não está faltando a letra "L" na segunda palavra do título. se trata de meu sutil e justificado protesto.

no início do ano 2000, assim que concluí minha jornada de solenidades e festividades relativas a minha formatura, me dirigi a sessão de ensino da escola de engenharia para requerer meu "histórico escolar gratuito". poisé, quando se forma, você tem direito a levar um pra casa por conta da universidade.

chegando lá, dei entrada no requerimento e fui informado que estaria pronto em 2 dias úteis. macaco velho, conhecedor profundo das artimanhas da escola, dei três dias úteis para não correr risco, e retornei a sessão de ensino:

- boa tarde. vim buscar meu histórico escolar. - me dirigi a não tão simpática atendente, já entregando o protocolo do requerimento.

- só um minuto por favor - ela recolheu o protocolo, se dirigiu a um gaveteiro, e iniciou a procura.

procura essa, pelo visto e ouvido, em vão:

- xi! num tá pronto não, moço... quando é que cê pediu o histórico mesmo?

- a TRÊS dias úteis atrás!
- respondi triste em ver minha estratégia temporal ter sido subjugada.

- só um minutinho que vou ver com a chefe da sessão - replicou minha resposta já se encaminhando a um cômodo interno - dona filomena [nome fictício, cês sabem porque, né?], o moço pediu o histórico ja faz três dias, e não ficou pronto... que que eu faço?

foi quando escutei uma frase que marcaria meu tímpano como o sol marca a córnea se olharmos diretamente:

- senta no computador da maria [nome também fictício], entra com o número de matrícula, imprime, e traz aqui que eu assino.

saí de lá indignado, mas com meu histórico debaixo do braço.

bem, nove voltas ao redor do sol depois, aconteceu um roubo na residência de meus pais [favor se referir ao post "impotência" para mais informações].

naquela ocasião, levaram uma gaveta inteira de minha mãe. gaveta onde se encontravam guardados meu diploma e o supra-citado histórico escolar. como nunca preciso deles, não dei falta.

não dei falta até que o pessoal do curso que estou fazendo me pedir uma cópia autenticada de cada um deles.

desprovido de tais documentos, me vi obrigado a retornar a famigerada sessão de ensino da escola para solicitar uma 2ª via de cada.

chegando lá, recebi 2 boletos a serem pagos única e exclusivamente no banco do brasil, dois formulários de requerimento, e a informação do prazo de 6 a 8 meses pro diploma e 2 dias pro histórico! isso tudo num trato pra lá de não profissional da atendente em questão.

me dirigi ao bb mais próximo, efetuei o pagamento, após enfrentar minutos infindáveis numa fila cheia de zé dend'água, e retornei a sessão de ensino:

- aqui estão os comprovantes de pagamentos, as fichas preenchidas, e as cópias de meu rg e certidão de nascimento... - foi quando resolvi pedir aceleração na entrega de meu histórico - deixe eu te perguntar uma coisa, não tem como acelerar a entrega de meu histórico? retorno amanhã para o vale, e se não pegar hoje, só mês que vem..

- só um minutinho que vou ver com a chefe da sessão - replicou minha resposta já se encaminhando a um cômodo interno - dona gertrude [nome fictício, mas eu tenho quase certeza que era a dona filomena], o moço pediu o histórico, e tá perguntano se não tem como entregar hoje ainda...

a atendente retorna e me informa que a dona gertrude vai falar comigo... eu espero... a dona gertrude aparece, cheia de pompa, com aquele brilho de poder nos olhos que só um rei momo tem no carnaval:

- então, o senhor quer que adiantemos a entrega do histórico?

respondi positivamente, contei minha triste e infortúnia história, e me lembrando dos dizeres gravados em meu tímpano de minha última incursão a sessão de ensino 9,5 anos atrás, soltei:

- além do mais, é só entrar com meu número de matrícula, imprimir e carimbar, não é?

foi quando o brilho nos olhos de gertrude, a bárbara, foi tomado pela cor vermelho-fúria, e ela bradou:

- negativo! é muito complicado! demanda muita atenção! - pausou, respirou fundo, se acalmou e voltou a falar - mas vou ver o que posso fazer - ela, então, seguiu para dentro do departamento, e retornou - olha, vou te quebrar o galho. conseguimos te entregar após as 17 horas.

era pouco depois das 15 horas, e eu teria que gastar o tempo na pampulha-que-pariu. e assim o fiz, retornando a sessão às 16:47, quando recebi o documento (lucrei 13 minutos! hehehe!).

eu sei e ela sabe que podiam me entregar na hora, mas o castigo foi merecido, afinal de contas, quem mandou o retardado aqui menosprezar o serviço alheio. lição aprendida.

mas cá entre nós, pra que essa morosidade toda? é por essas e por outras que destesto repartição pública, faço o possível e impossível para não passar perto. pra mim tinha que ser igual um submarino, americanas ou fastshop: você entra na internet, escolhe o que quer, paga com cartão, e recebe o mais breve possível por sedex ou algum semelhante.

e viva o anarco-capitalismo, que se tudo der certo, um dia ainda há de dominar o mundo!

p.s.: fiquei em dúvida, para substituir "público" com hironia, entre "púbico" e "cúblico", mas achei a primeira mais sútil.