terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

sinaleira

ultimamente, venho recebendo lições práticas de boas maneiras, costumes, e civilidade urbana no trânsito.

sou obrigado a dizer que tenho revisto vários de meus eternos conceitos referentes ao dia a dia automobilístico, e, pela lógica e pela razão, não há outra forma senão modificá-los.

um novo hábito que tento introduzir em meus costumes é o de atravessar a via fazendo uso da faixa de pedestres.

poisé, hoje, após correr 5,34 km, fiz algumas compras, e no retorno ao lar, me vi obrigado a cruzar uma movimentada avenida de 4 faixas, sendo 2 para cada sentido de tráfego, sem canteiro central divisor de fluxo.

me dirigi à faixa de pedestre, e ao me deparar com uma botoeira para requerer o fechamento do semáforo, permitindo, assim, minha segura travessia da via em questão, até o passeio oposto, cliquei-o e me pus a esperar a ação temporal do sistema de sinalização vertical luminescente.

permaneceu um bom tempo iluminando verdemente os dois sentidos de tráfego, posteriormente, bloqueou um dos módulos para permitir a também conversão à esquerda do módulo inverso, e, finalmente, determinou o fechamento da via jorrando luz magenta em ambas as direções.

quebrei a inércia, retirei-me do modo de repouso, e me pus a cruzar a avenida. foi quando para minha surpresa, dois veículos de pequeno porte também se colocaram em movimento, se direcionando ao meu encontro.

um absurdo! como pode, num país civilizado como o nosso, pessoas desrespeitarem tão óbvia e notória parte da legislação de trânsito?

vividamente, reduzi o módulo de meu movimento para tornar nula qualquer chance de colisão dos vetores dos três corpos que se movimentavam naquele cruzamento, e me vi obrigado a dividir com os demais envolvidos no evento de meu conhecimento:

-OLHA O SINAL FECHADO, PORRA!!!

pelos olhares arregalados que recebi de ambos os motoristas, creio eu que tenha conseguido transmitir um pouco de minha sapiência àquelas pobres e ignorantes almas... foi boa ação do dia!