segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

top ten

outro dia escrevi sobre o pastel da vaquinha, e disse que ele tava no meu top ten... disse por dizer, pra enaltecer um pouco tão saborosa iguaria da culinária mineira.

mas remoendo um pouco o assunto, concluí que ele sempre teve no top ten mesmo... mas e o resto? os outros nove? quais seriam?

viajando um pouquin, cheguei a seguinte conclusão:

1- pastel de queijo da vaquinha (carmopólis de minas-mg)

2- costela maluca do alemão (jundiaí-sp) +

3- x-tudo do renato (belo horizonte-mg)

4- tacacá da dona raimunda (abaetetuba-pa)

5- eisnbein do alpen rose (morro vermelho-mg)

6- torresmo do depósito (belo horizonte-mg) +

7- siri catado do bar ilha (manguaba-al)

8- escondidinho do ponte aérea (salvador-ba)

9- linguiça ao vinho e o molho de pimenta do melzinho (belo horizonte-mg) +

10- frango a molho pardo da dona mará (lá em casa em belzonte)

ps1.: a ordem dos fatores não altera o produto. a numeração foi só pra ordenar, não reflete minha ordem de preferência.

ps2.: os com + já não existem mais... o que é uma pena... principalmente o torresmin do depósito, que além de ser o mió que já comi, era num buteco fantástico, preparado por cozinheiras-lícias! duas irmãs de tirar o chapeú, luva, camisa, sapato, etc, etc, etc.

ps3.: sim, eu sei que tem muuuuito mais brasil e mundo a fora. paca ao molho do fundo de quintal em quatro bocas no pará, camarão empanado do sá menina em maceió, bolinho de peixe do souza na praia do forte, katso-don do kido-ai-raku na liberdade em sampa, minha paella, bocadillo de calamares no la latina em madrid, crepe na isle da la cité em paris, bolinho de bacalhau do jobi e a lula a dorê da pizzaria guanabara, ambos no leblon, torresmo assado do via cristina, maçã de peito do lili, amendoim torrado da fábrica, os três em belzonte, carne de fumeiro no caminho de casa e sukiaki no sukiaki, ambos em sarvadô, carne de sol do cunha em porto de galinhas e do ramiro em pojuca no sergipe, muqueca de bagre em pilar nas alagoas, pastel de carne seca do coronel em são josé dos campos, vacio do 348, coxinha de frango do frangó, e camarão a provençal do pilico, os três em sampa tumém, e por aí vai... o brasilzão grande sem fronteira bão da porra pra se comer bem!

ps4.: após ser relembrado pelo meu ilustre primo lambidinha, o noivo, revisei o top ten, rebaixando o paca ao molho do fundo de quintal ao ps3, e incluindo a linguiça ao vinho e o molhinho de pimenta do melzin... incluí no ps3 uma leguminosa torrada de um simples barzin belzontino... um prato simples, mas deveras admirado por muitos. hehehehe!

revisão: sábado, 16 de fevereiro de 2008, 11:14


0 comentários: