quinta-feira, 8 de novembro de 2007

use a imaginação

como a segurança na net evoliu é algo muito interessante... a já algum tempo criam uma tal de "imagem de verificação". trata-se de um gif ou jpg meia boca com letras e números dispostos de forma aleatória e desforme pelo espaço. quando você digita o que lê, e confirma, o sistema da página acessada em questão vê que se trata de uma "pessoa", e lhe dá acesso, evitando spams, invasões, e muito mais.

bem, é claro que como a net é a net, sempre vai aparecer alguém pra burlar o sistema. é regra basica: criou-se uma barreira, obstáculo, trincheira, seja lá o que for na net, vai ter sempre alguém que se habilita a quebrá-la, derrubá-la, ultrapassá-la... é a lei da grande teia! viva la internê!

bem, voltando a imagem de verificação, é claro que alguém tinha que aperfeiçoar os OCR´s (optical character recognition) da vida para conseguir "ler" a imagem, permitindo que as softwares conseguissem entrar aonde apenas pessoas entrariam.

qual foi o contra-ataque do sistema? melhorar as imagens de verificação! fantástico! agora além de tentar ler, e entender, você tem que fazer uso da imaginação! fino viu? fraguem as imagens abaixo:


a primeira veio da caixa de comentários do blog da robs (não sei porquê ela não usa o haloscan... fazê o quê?), a última letra(s) é um "m" ou "r n"? fui de "r n" e acertei... mas vou te falar, que já cansei de tomar surra das imagens lá.

a segunda é do site da tim... esse site pra mim é campeão! me sinto um retardado toda vez que eu entro. eu olho, re-olho, digito, e dou enter! pau! a página recarrega com uma nova imagem pedindo que eu digite novamente. a aí de cima foi ultrapassada com louvor. "qtUH", uma beleza não?

sim! isso me irrita muito! acho que muita coisa me irrita muito e devia mudar meus conceitos... mas isso me irrita muito!!!


0 comentários: