segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

seu kelvin

no primeiro semestre de 1997, eu comecei a cursar "materiais de construção A", dando início ao meu 5° período letivo na escola de engenharia.

essa matéria tratava única e exclusivamente de concreto, sob o comando do renomado professor tarik shamon simão.

por ser uma pessoa deveras peculiar, com certeza renderia (ou renderá) muitos posts.

como sempre, você deve estar se perguntando algo tipo "e o quico?". bem, outro dia me deparei com uma mensagem dum amigão meu, o cascudo, que me fez lembrar da primeira aula de "materiais a".

na primeira aula, o cara não falou nada de concreto. nada de nada. o cara explicou que, ao contrário de qualquer outra matéria da escola de engenharia, ele dava ponto de participação, dava nota pra caderno bem feito, e que levava a risca o s.i. (sistema internacional de pesos e medidas).

para que ninguém pudesse dizer que "não sabia", ele passou o resto da aula explicando o s.i. para a turma, como funcionava, premissas básicas, exemplos, etc, etc, etc, concluindo com:

- e olha, hein, quem escrever resultado em prova com a unidade de medida errada, eu corto a questão!

desde então, virei um chato (o que não é difícil) sobre o assunto. me atento para isso constantemente, e posso dizer que o erro mais comum de todos envolve o seu kelvin (cara da foto aí encima, que por um acaso se parece deeeeeeemais com o prof. tarik): escrever quilometro abreveando com "k" maiúsculo, ou seja Km.

uma breve explanação:

letras maiúsculas no sistema internacional de medidas, são usadas quando fazem referência a algum nome próprio, homenageando alguma personalidade, tais como Volt, Watt, e Celsius.

no caso específico, K, que significa Kelvin, é uma homenagem ao físico que determinou o zero absoluto (0 K = -273,15 °C, temperatura aonde movimentação de elétrons e afins nas moléculas seria nula).

é claro que como toda regra tem uma exceção, essa não seria diferente: para Mega (106), Giga (109), Tera (1012), Peta (1015), Exa (1018), Zetta (1021) e Yotta (1024), a simbologia usada é maiúscula.


bem, é claro que o cascudo escreveu "Km", e eu fazendo uso do ócio, me dispuz não só a corrigi-lo como a postar aqui sobre o assunto. resumindo, quando se trata do prefixo "quilo" (103) para quaisquer pesos e medidas, deve-se abreviar usando o "k" minúsculo.

lenga-lenga da porra, né? mas cês precisavam ver a cara dum colega meu discutindo com o tarik:

- mas professor, eu calculei certinho! o valor da massa de cimento a ser utilizada tá correto!

- correto como rapaz? aonde já se viu massa de cimento em Kelvin-grama?


poisé, o "K" lhe custou uma prova, o que lhe jogou no exame especial... com certeza, correr o risco de passar mais 6 meses com o tarik por uma bobagem dessas, é o suficiente para gravar na memória... PRA SEMPRE!!!


0 comentários: