segunda-feira, 5 de novembro de 2007

cnh

ao trafegar pelas br's 116 (dutra), 459 (lorena-pouso alegre) e 381 (fernão dias), e observar os "hábeis" motoristas em suas fantásticas incursões rodoviárias esporádicas, em performances quase que circesenses, cheguei a conclusão que devemos rever a forma de obtenção do famoso e cobiçado cnh, carteira nacional de habilitação (carteira, não carta!).

quando tirei a minha, a exatamente 4.622 dias atrás, foi me imposta a seguinte batelada de obstáculos: um exame médico (deveras superficial), um exame psicotécnico (teve até joguinho de atari), uma prova oral sobre legislação, primeiros-socorros e direção defensiva (não estudei nada, tomei um pau, estudei um cadin, passei), e o teste prático (fui reprovado de primeira por causa da porrada de vícios que eu tinha, fiz umas aulas de reciclagem, e pum, carteira na mão!)

sei que isso mudou com o tempo, mas não para o lado que devia. hoje, provavelmente para facilitar a vida do examinador, o exame sobre legislação e afins foi transformado em escrito, e também extendido a algo como noções básicas de mecânica e blábláblá. esse já me parece mais como uma forma de ganhar mais $$$ as custas do usuário do sistema. tirando isso, acho que continua na mesma.

num breve raciocínio cheguei a conclusão que mais dois itens se fazem necessários nessa lista de requerimentos: noções básicas de física, e teste de q.i..

você pode inté perguntar "noções básicas de física? uai? poquê?", e eu explico. pra pegar um carro e botar na estrada, tem que no mínimo dominar os seguintes pontos:

1) dois corpos NÃO ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo. preciso dizer mais alguma coisa?;

2) velocidade igual a aceleração vezes tempo. SEM acelerar seu carro NÃO ganha velocidade!!!;

3) força é igual a massa vezes aceleração. uma carreta com mais de 25 toneladas descendo uma pirambeira embalada VAI passar por cima de você FÁCIL, FÁCIL!!!!

4) a força centrípeta é aquela que puxa o corpo para o centro da trajetória curvelínea. tipo assim, o atrito da roda com o asfalto. atrito é igual a normal (reação ao peso do carro) vezes o coeficiente de atrito. chuveu, molhou, caiu oléo, o coeficiente vai pro saco, e você pra FORA da pista.

5) e muuuito, mas muuuuuuito mais!

num é possível que vai soltar agora "tá bom, noção de física é necessária... mas q.i.?!?". claaaaaro, pô! sem o mínimo de q.i., o cara num consegue aplicar física, aí vira aquela meleca fazendo merda estrada a fora!!!!

putaqueopareo!!!!!


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