quarta-feira, 28 de maio de 2008

ciência aplicada

um bom tempo já se passou desde minha última aula de física ou química... mais de 10 anos com certeza. mas não há dia que passe, que eu não admire algum evento corriqueiro que tenha sido estudado na escola.

seguem alguns exemplos:

1- uma temperatura elevada cataliza uma reação química:

é impressionante a diferença de tempo de uma vitamina C efevercente, não importando de 1 ou 2g, reagindo com a água fria e com água quente. tipo rubinho e senna.

2- um fluído mais frio tende a descer, enquanto o de maior temperatura tende a ascender:

é abrir a geladeira descalço pra sentir ar gelado sendo derramado em seus pés. num é a toa que o meu pai comprou um freezer vertical pra cerva. pode abrir a vontade que o ar mais frio vai ficar preso lá no fundo mesmo.

3- a aceleração de coriolis força o movimento no sentido anti-horário no hemisfério norte, e horário no sul:

já reparou que o redemoinho da privada sempre roda pro mesmo lado? é por causa do seu coriolis. já inté pensei em ficar acordado de madrugada prestando atenção na privada do avião enquanto faço uma viagem inter-hemesferial pra ver como é que o "escoar" vai funcionar na linha do equador... mas sempre durmo.

4- para testar a saturação de carbono, é só aplicar boro:

toda vez que preciso verificar se as ligações de carbono em uma substância qualquer se encontram saturadas, é batata: só jogo um pouco de boro, ele reage com as ligações disponíveis e pronto! já sei qualé a da substância! fantástico!!!


0 comentários: